O que é?
A avaliação é um domínio principal do conhecimento porque nos permite estabelecer juízos e tomar decisões fundamentadas e assertivas. De um modo mais ou menos formal, a avaliação está presente em todas as esferas acadêmicas e em todos os espaços da atividade científica.
Há muito fala-se em avaliações multidisciplinares, há de entender, efetivamente, em que incide
este tipo de avaliações – caracteriza-se pela presença de várias áreas profissionais que em conjunto, analisem os dados referidos anteriormente e edifiquem as conclusões que levem à análise final.
A sucessiva evolução científica ao longo da História tem exigido a especialização dos diferentes profissionais, no que concerne a saúde como na educação, verificando-se que os profissionais têm um conhecimento cada vez mais aprofundado acerca da sua área do saber.
É dentro de cada conhecimento que a equipe multidisciplinar deve partilhar e somar saberes para dar respostas efetivas e eficazes aos problemas.
Benefícios:
Só o processo de avaliação permite perceber quais caraterísticas têm uma expressão comum em todos os contextos e só assim se pode relatar as mesmas, para possibilitar os diagnósticos médicos e posteriormente definir as intervenções clínicas nas várias especialidades de intervenção.
Duração:
Quando pensamos no processo de avaliação de um indivíduo devemos lembrar-nos que se trata de um processo social complexo que envolve pessoas, contextos e valores, bem como a natureza do que está sendo avaliado.
Desta forma, compreende-se que a avaliação clínica se caracteriza por ser um processo intenso, dinâmico e que envolve um grande conjunto de dados que permitem uma tomada de decisão diagnóstica em relação a um individuo.
Os dados referidos provêm de vários contextos e visam apurar as informações de determinadas áreas, que variam consoante o que se pretende avaliar. Esta recolha de dados é realizada através de diferentes métodos. Com o individuo que se está a avaliar são aplicados testes ou baterias que permitem observar as caraterísticas individuais e com a família/escola utilizam-se os questionários ou entrevistas de forma a confirmar se essas caraterísticas são observadas e conhecidas.
Este momento é de suma importância por isso trabalhamos com eficiência e o tempo é respeitado mediante a maturidade do avaliado. Assim, este período, no total, pode abranger de 30 a 180 dias. A pressa é inimiga da perfeição e a morosidade do descaso. Neste equilíbrio mantemos o respeito pela história do sujeito e o que fará após a avaliação diagnostica.
Equipe:
Por existirem diferentes profissionais de várias áreas clínicas numa avaliação, garante-se que a análise dos dados seja interpretada sob vários prismas e assim com maior fiabilidade nas conclusões. Para além disso, vários prismas significam, várias compreensões e várias linguagens envolvidas, isso potencializa a qualidade da análise efetuada. Ao mesmo tempo, existindo várias áreas na análise, permite-se ir pelo sistema de exclusão na construção do diagnóstico. Possibilitando o levantamento de várias hipóteses; com a análise nas várias áreas, excluindo o que através dos testes/questionários se verificou que não corresponde. Após uma reunião com a equipe, debate-se estas hipóteses e os resultados obtidos, conseguindo assim chegar às conclusões mais precisas que poderão avançar o diagnóstico.
Público-alvo: Crianças, jovens e adultos
Agendamento online: Disponível
Local: Belo Horizonte e Nova Serrana
Conheça o procedimento:
- Contato – Via telefone ou agenda online ou todas as vias de contatos com a clínica Aprendizagem e companhia.
- Após o contato feito será fornecido um usuário e senha para acessar o portal da clínica que é totalmente confiável e sigiloso.
- Preenchimento dos formulários e questionários. Este preenchimento é todo feito via internet. Mas caso queira pode baixar, preencher e trazer na consulta.
- Consulta – Momento de ouvir a todos e traçar coordenadas e plano para a avaliação.
- Marcação da agenda para avaliação ou avaliações e entrega de cartão de agendamento e protocolo de avaliação.
- Envio de link de acesso as instituições de ensino, profissionais e família.
- Início das avaliações com testes originais e especializados de cada área, com profissionais altamente gabaritados e capacitados. Todos com formação e pôs graduação e registro em seus devidos conselhos de classe.
- Discursão clínica e elaboração da avaliação diagnóstica.
- Devolutiva dos resultados aos interessados.
- Plano de ação Interventiva –Principais áreas a serem tratadas e como fazer.
Em todo este processo contamos com a presença da família e escola para motivar para que tudo ocorra com tranquilidade. Este comprometimento é fundamental para que haja aproveitamento em todas as partes. Sabemos que o novo sempre gera muita ansiedade e as vezes insegurança, mas fiquem tranquilos, a ansiedade só prejudicará o processo levando a um falso positivo, prejudicando os envolvidos, inclusive que o mesmo fique impossibilitado de fazer novos testes no mínimo 6 meses, invalidando os testes e com certeza o resultado.