{"id":12897,"date":"2021-04-05T21:47:17","date_gmt":"2021-04-06T00:47:17","guid":{"rendered":"https:\/\/aprendizagemecia.com.br\/?page_id=12897"},"modified":"2021-04-05T21:48:20","modified_gmt":"2021-04-06T00:48:20","slug":"diagnostico-multidisciplinar","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/aprendizagemecia.com.br\/diagnostico-multidisciplinar\/","title":{"rendered":"Diagn\u00f3stico Multidisciplinar"},"content":{"rendered":"
[vc_row][vc_column width=”2\/3″][vc_column_text]<\/p>\n
O que \u00e9?<\/span><\/p>\n \u200b<\/span><\/p>\n A avalia\u00e7\u00e3o \u00e9 um dom\u00ednio principal do conhecimento porque nos permite estabelecer ju\u00edzos e tomar decis\u00f5es fundamentadas e assertivas. De um modo mais ou menos formal, a avalia\u00e7\u00e3o est\u00e1 presente em todas as esferas acad\u00eamicas e em todos os espa\u00e7os da atividade cient\u00edfica.<\/span><\/p>\n H\u00e1 muito fala-se em avalia\u00e7\u00f5es multidisciplinares, h\u00e1 de entender, efetivamente, em que incide<\/span><\/p>\n este tipo de avalia\u00e7\u00f5es – caracteriza-se pela presen\u00e7a de v\u00e1rias \u00e1reas profissionais que em conjunto, analisem os dados referidos anteriormente e edifiquem as conclus\u00f5es que levem \u00e0 an\u00e1lise final.<\/span> \u00c9 dentro de cada conhecimento que a equipe multidisciplinar deve partilhar e somar saberes para dar respostas efetivas e eficazes aos problemas.<\/span><\/p>\n \u200b<\/span><\/p>\n Benef\u00edcios:<\/span><\/p>\n \u200b<\/span><\/p>\n S\u00f3 o processo de avalia\u00e7\u00e3o permite perceber quais carater\u00edsticas t\u00eam uma express\u00e3o comum em todos os contextos e s\u00f3 assim se pode relatar as mesmas, para possibilitar os diagn\u00f3sticos m\u00e9dicos e posteriormente definir as interven\u00e7\u00f5es cl\u00ednicas nas v\u00e1rias especialidades de interven\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n \u200b<\/span><\/p>\n Dura\u00e7\u00e3o:<\/span><\/p>\n \u200b<\/span><\/p>\n Quando pensamos no processo de avalia\u00e7\u00e3o de um indiv\u00edduo devemos lembrar-nos que se trata de um processo social complexo que envolve pessoas, contextos e valores, bem como a natureza do que est\u00e1 sendo avaliado.<\/span><\/p>\n Desta forma, compreende-se que a avalia\u00e7\u00e3o cl\u00ednica se caracteriza por ser um processo intenso, din\u00e2mico e que envolve um grande conjunto de dados que permitem uma tomada de decis\u00e3o diagn\u00f3stica em rela\u00e7\u00e3o a um individuo.<\/span><\/p>\n Os dados referidos prov\u00eam de v\u00e1rios contextos e visam apurar as informa\u00e7\u00f5es de determinadas \u00e1reas, que variam consoante o que se pretende avaliar. Esta recolha de dados \u00e9 realizada atrav\u00e9s de diferentes m\u00e9todos. Com o individuo que se est\u00e1 a avaliar s\u00e3o aplicados testes ou baterias que permitem observar as carater\u00edsticas individuais e com a fam\u00edlia\/escola utilizam-se os question\u00e1rios ou entrevistas de forma a confirmar se essas carater\u00edsticas s\u00e3o observadas e conhecidas.<\/span><\/p>\n Este momento \u00e9 de suma import\u00e2ncia por isso trabalhamos com efici\u00eancia e o tempo \u00e9 respeitado mediante a maturidade do avaliado. Assim, este per\u00edodo, no total, pode abranger de 30 a 180 dias. A pressa \u00e9 inimiga da perfei\u00e7\u00e3o e a morosidade do descaso. Neste equil\u00edbrio mantemos o respeito pela hist\u00f3ria do sujeito e o que far\u00e1 ap\u00f3s a avalia\u00e7\u00e3o diagnostica.<\/span><\/p>\n Equipe:<\/span><\/p>\n Por existirem diferentes profissionais de v\u00e1rias \u00e1reas cl\u00ednicas numa avalia\u00e7\u00e3o, garante-se que a an\u00e1lise dos dados seja interpretada sob v\u00e1rios prismas e assim com maior fiabilidade nas conclus\u00f5es. Para al\u00e9m disso, v\u00e1rios prismas significam, v\u00e1rias compreens\u00f5es e v\u00e1rias linguagens envolvidas, isso potencializa a qualidade da an\u00e1lise efetuada. Ao mesmo tempo, existindo v\u00e1rias \u00e1reas na an\u00e1lise, permite-se ir pelo sistema de exclus\u00e3o na constru\u00e7\u00e3o do diagn\u00f3stico. Possibilitando o levantamento de v\u00e1rias hip\u00f3teses; com a an\u00e1lise nas v\u00e1rias \u00e1reas, excluindo o que atrav\u00e9s dos testes\/question\u00e1rios se verificou que n\u00e3o corresponde. Ap\u00f3s uma reuni\u00e3o com a equipe, debate-se estas hip\u00f3teses e os resultados obtidos, conseguindo assim chegar \u00e0s conclus\u00f5es mais precisas que poder\u00e3o avan\u00e7ar o diagn\u00f3stico.<\/span><\/p>\n
\nA sucessiva evolu\u00e7\u00e3o cient\u00edfica ao longo da Hist\u00f3ria tem exigido a especializa\u00e7\u00e3o dos diferentes profissionais, no que concerne a sa\u00fade como na educa\u00e7\u00e3o, verificando-se que os profissionais t\u00eam um conhecimento cada vez mais aprofundado acerca da sua \u00e1rea do saber.<\/span><\/p>\n