A inclusão escolar de pessoas com deficiência ainda é um grande desafio

Carregando Eventos

A inclusão escolar de pessoas com deficiência ainda é um grande desafio

03/01/2021 @ 08:00 am - 03/01/2021 @ 05:00 pm

01 mar 08:00 am - 05:00 pm

Belo Horizonte, BH

“O tripé para o desenvolvimento mental é o diálogo, a rotina e a determinação – Que também chamamos popularmente de foco

Desde que o isolamento social começou no Brasil, em março de 2020, cerca de 48 milhões de alunos das mais de 180 mil escolas da educação básica trocaram o ensino presencial pelo remoto. A falta de preparo dos estudantes e professores para essa nova modalidade de aprendizagem provocou um debate entre diversos profissionais da educação. Muitos argumentam que o ensino remoto adotado no Brasil não proporciona uma educação de qualidade, prejudicando centenas de estudantes. Os que discordam dessa ideia afirmam que o processo escolar não está prejudicado, uma vez que alunos e professores estão aprendendo a lidar com a tecnologia em benefício da educação. A psicopedagoga, psicanalista, e pós-doutora em Neurociência Ângela Mathylde, afirma que a garantia de uma educação de qualidade depende de “um vínculo duplo, entre quem aprende e quem ensina”.

CEO da Clínica Aprendizagem e Cia, em Belo Horizonte – primeira clínica a trabalhar com multidisciplinaridade e interdisciplinaridade no Brasil, tendo conquistado 28 prêmios por seus trabalhos ao longo de 15 anos –, ela observa que “o ensino remoto está fazendo com que esse diálogo fique dessincronizado, prejudicando, principalmente, o estudante com dificuldade ou transtorno de aprendizagem. Mas não se pode dizer que foi um ano [2020] perdido para a educação”.

Detalhes

Organizado por

Sieeesp

Localização

Belo Horizonte, BH

@DRAANGELAMATHYLDE
Coimbatore, BH 30441051 Brasil

+ Google Map